Mestrado Universitário em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês como Língua Estrangeira

Apresentação do Programa

Dado o status de língua de comunicação internacional do inglês no mundo, é um dever oferecer uma formação de qualidade para o desenvolvimento dos profissionais que se dedicam a seu ensino.

Para contribuir a este propósito a Universidade Europeia do Atlântico oferece, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Mestrado Universitario em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês como Língua Estrangeira (MLAEILE), que pretende dar resposta a esta realidade e às necessidades formativas atuais dos professores. Este Mestrado foi aprovado de acordo aos critérios de convergência da Bolonha e conta com o reconhecimento oficial de todos os países da União Europeia.

Desta maneira, desenvolveu-se um programa no qual prima a autonomia na aprendizagem sem descuidar-se de uma interação constante, flexível e adequada às necessidades dos professores em formação. Por este motivo, os materiais que se oferecem são elaborados para serem utilizados através da Internet em uma interface elaborada com este objetivo. Este tipo de formação se concentra em uma interação virtual através de canais como correio eletrônico, fóruns, chat, etc.

A quién va dirigido

  • Licenciados em Filologia Inglesa e em Tradução e Interpretação.
  • Graduados universitários com qualquer titulação semelhante às anteriores.
  • Outros diplomados que comprovem um sólido conhecimento prático da língua inglesa como veículo de comunicação através da apresentação do Título Superior de E.O.I., do certificado de Proficiência da Universidade de Cambridge ou de algum semelhante segundo deliberação do Departamento de Filologia Inglesa da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Requisitos prévios

  • Requisitos Linguísticos:

    Comprovar domínio suficiente do inglês como língua estrangeira veicular no âmbito acadêmico. Este domínio será reconhecido a quem apresentar o Título Superior de E.O.I., o certificado de Proficiência da Universidade de Cambridge ou de algum semelhante segundo deliberação do Departamento de Filologia Inglesa da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

  • Requisitos Acadêmicos:

    Os candidatos deverão comprovar conhecimentos avançados, em nível de pós-graduação, no campo acadêmico do Mestrado; e especificamente nos seguintes âmbitos: aquisição de segundas línguas, fatores individuais na aprendizagem, criação e avaliação de materiais e recursos didáticos, bases metodológicas e modos de condução de aula.

    Se os candidatos não puderem comprovar conhecimentos nestas áreas, deverão realizar um curso de capacitação que se oferece no mesmo programa.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado Universitario em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês como Língua Estrangeira.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

Com caráter geral e à margem de eventuais especificidades, a avaliação das distintas disciplinas do Mestrado levar-se-á a cabo a partir dos seguintes procedimentos:

  • Elaboração de um ensaio (trabalho individual) sobre o campo próprio da disciplina. Esta tarefa equivale a 85% do total da qualificação da disciplina.
  • Participação em debates e tarefas afins através da plataforma virtual, o que equivale a 15% do total da qualificação da disciplina.
  • Tarefas de autoavaliação, que servem de apoio se a qualificação do ensaio e a participação nos debates não atinge o valor de aprovação.

Objetivos

Estes estudos do Mestrado se dirigem a estudantes que, tendo adquirido conhecimentos correspondentes ao nível prototípico dos graus, buscam melhorá-los por meio de uma formação avançada que lhes proporcione bases e oportunidades para o desenvolvimento e/ou a aplicação de ideias.

Graças à modalidade de ensino escolhida (integralmente virtual), este Programa recebe alunos procedentes não só do sistema universitário espanhol, mas também de outros países que experimentam atualmente uma crescente demanda formativa no âmbito do ensino do inglês (basicamente a América Latina, além da Europa e dos Estados Unidos). Dentro este marco, propõem-se os seguintes objetivos gerais:

  • Formar os estudantes para que apliquem seus conhecimentos linguísticos relacionados com a língua inglesa ao campo prático de seu ensino como língua estrangeira.
  • Relacionar competências profissionais e linguísticas por meio da incidência na didática da língua inglesa.
  • Capacitar os estudantes para projetar sua formação avançada para novas formas de comunicação, intervenção social e geração de conhecimento.
  • Elevar sua capacidade de reflexão sobre o papel que desempenha a língua inglesa como veículo de comunicação internacional no panorama multicultural e plurilíngue de nosso tempo.
  • Potencializar as competências acadêmico-profissionais relacionadas com o uso e ensino da língua inglesa, oferecendo a possibilidade de uma formação a distancia a um segmento importante da população.
  • Iniciar os estudantes em tarefas de pesquisa no âmbito das línguas, com especial incidência no mundo anglo-saxão, potencializando sua capacidade para realizar um trabalho autônomo de pesquisa mediante a realização orientada de cursos específicos e de uma Memória de Mestrado.

Enfoque Pedagógico

O programa não se reduz ao mero fornecimento de conteúdos, mas, sim, tal qual um bom curso presencial, realizam-se uma série de atuações pedagógicas encaminhadas ao fomento da aprendizagem em colaboração (entre alunos e tutores). Todos os cursos do programa se baseiam no seguinte modelo pedagógico:

  • Modelo de formação de tipo colaborativo.
  • Baseado em uma concepção dinâmica e construtivista de formação e aprendizagem.
  • Estímulo da reflexão crítica do professor em relação à prática docente e ao pensamento pedagógico.
  • Grupos interativos e multiculturais.

Plano de estudos

C: RESEARCH PROJECT
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Para acessar estes estudos, o candidato deverá comprovar conhecimentos prévios avançados, em nível de em nível de pós-graduação, no campo acadêmico do Mestrado; e especificamente nos seguintes âmbitos: aquisição de segundas línguas, fatores individuais na aprendizagem, criação e avaliação de materiais e recursos didáticos, bases metodológicas e modos de condução de aula. 12
TOTAL 12

Descrições dos Cursos

A: APPLIED LINGUISTICS IN LANGUAGE TEACHING

  1. Approaches to Language in the Classroom

    This subject provides an introduction to the most important current psycholinguistic and sociolinguistic theories. We examine how perceptions towards the nature of learner language have changed over the last few decades. The concept of interlanguage is explored in depth, and research into classroom interaction is critically reviewed. We also look at the role of input in language learning, and the current psycholinguistic notions of 'noticing' and 'restructuring' are presented.

  2. Observation and Research in the Language Classroom

    This subject introduces the major research traditions and the views of knowledge that underpin them. Current approaches to classroom research are explored, as is the assumption that all observation is selective and culturally constructed. This subject provides a solid base of knowledge and techniques from which to approach your Research Project.

  3. Learning Strategies

    This subject examines research into learning strategies, and considers how we can encourage our students to develop these further. Taxonomies of learning strategies are presented and related to current trends in ELT course books.

  4. Assessment and Testing in the Classroom

    This subject looks at the purposes which assessment serves and describes current practices and trends in assessment and testing in ELT. The fundamental principles of testing are examined, and both formal and informal approaches to testing are explored.

  5. English in the Community

    This subject on sociolinguistics looks at the social and cultural context in which language is situated and in which it is learned. The global position of English will be explored to gain a better understanding of its future status, its likely expansion or decline. We examine how gender and race affect language use, as well as the notion of language shift. Important current issues such as the social implications of bilingualism are also explored.

  6. Computer Assisted Language Learning (CALL)

    This subject introduces students to the ways in which computer software can be used to develop learners' language skills and examines how CALL relates to teaching methodologies. You will be made aware of the issues involved in using computers to assist language learning. You will evaluate software including developments in multimedia software and Internet applications.

B: TEACHING ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE

  1. Developing Language Skills in the Classroom

    This subject looks in detail at approaches to the teaching of the macro skills of listening, speaking, reading and writing in ELT. Current views based on recent research into these skills are presented, and the teaching of grammar and vocabulary are also examined. A range of practical classroom activities and teaching techniques for developing learners' use of the language are evaluated.

  2. Content & Language Integrated Learning

    CLIL (Content & Language Integrated Learning) looks like a good candidate for the next revolution in language teaching, although its growing tentacles reach out into other areas of the curriculum and force us to consider more seriously the role of content, how we define that content, how we choose it and how we can teach it more effectively. CLIL also raises interesting questions about the relationship between language and cognition that are too often neglected at classroom level. This subject looks at its brief history, its theoretical bases, and how it might represent the future of language teaching.

  3. Teaching English through Translation

    This subject starts with a brief history of translation as an introduction to how translation can be used in the EFL classroom. The differences between teaching translation as a subject per se and as a tool in the teaching of a foreign language are also explored, and different approaches to how translation can be used to enhance the learning process, even in communicative classrooms, are considered.

  4. Tasks & Projects

    This subject presents an approach to teaching structured around tasks and projects. We examine the structure of a learning task, its components, and the effective sequencing of different types of tasks within units.

  5. Teaching Pronunciation

    This subject provides a formal introduction to the field of phonetics and phonology in the English language. Aspects of phonology such as stress, intonation and sounds are examined in some detail. Current debates over the teaching of phonology are reviewed, and we examine the practical implications for the teaching of pronunciation in the classroom.

  6. Curriculum and Course Design - Principles and Practice

    This subject looks at models of curriculum and course design, and their planning, implementation and evaluation in a variety of national contexts. Two main paradigms of curricula are presented, and the principles of syllabus design are examined in depth. An outline of the most significant syllabus types is provided.

C: RESEARCH PROJECT

  1. Once you have completed the study programme for the Mestrado, you will need to carry out your Research Project The main aim of the project is to investigate in the field of teaching English as a foreign language. Your Course or University Co-ordinator selects and negotiates a topic together with you, as well as advising you on and monitoring the development of your work. The defence of the Research Project should either be done in the presence of a panel, via Skpye or by means of video conferencing.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Coordenador do Programa

  • Dr. Antonio Bueno González. Departamento de Filologia Inglesa. Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade de Jaén.

Subcoordenadores

  • Dra. María del Carmen Méndez García. Departamento de Filologia Inglesa. Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade de Jaén.
  • Dr. Jesús López-Peláez Casellas. Departamento de Filologia Inglesa. Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade de Jaén.
  • Dr. Jesús Arzamendi. Diretor da Área de Formação de Professores da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Professores e Autores

  • Dra. Vanessa Anaya Moix. Prof. de la Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI
  • Dr. Majid Safadaran Mosazadeh. General Director of Academic ProgramsInstituto Cultural Peruano Norteamericano
  • Dra. Sandra Camelo. Prof. de la Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI
  • Dra. Sheila Queralt. Prof. de la Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI
  • Dr. Rafael Fernández. Prof. de la Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI
  • Dr. Tony Harris. Prof. de la Universidad de Granada
  • Dr. Daniel Madrid Fernández. Prof. de la Universidad de Granada
  • Ms. Mariángeles Avendaño Casassas. Prof. del Área de Formación del Profesorado Funiber
  • Ms. Elena Caixal Manzano. Prof. del Área de Formación del Profesorado Funiber
  • Ms. María Eugenia Falabella. Prof. del Área de Formación del Profesorado Funiber
  • Ms. Verónica Cabañas. Prof. del Área de Formación del Profesorado Funiber
  • Ms. Lidia Casalini. Prof. del Área de Formación del Profesorado Funiber
  • Ms. Anne Lennon. Universidad del País Vasco Prof. del British Council
  • Ms. Scott Thornbury. New School (New York, USA)

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.